terça-feira

Cinema francês-Herói por acaso

Herói por acaso,Monsieur Batignole (França, 2002).




De Gérard Jugnot. Drama, Drama histórico em Cores. Duração 108’. Classificação etária 12 anos.



Paris, 1942. O país está ocupado pelos nazistas. O senhor Batignole é dono de uma salsicharia e, tendo lutado na primeira guerra, não quer mais saber de nada do que acontece na vida do país. Passivo, suporta as humilhações de sua arrogante esposa e o anti-semitismo do futuro genro, que já mora em sua casa.

Quando o genro, colaboracionista e aproveitador, denuncia a família judia que mora no andar de baixo, o senhor Batignole nada faz. Mas a omissão lhe será jogada na cara por Simon, filho da família denunciada, que conseguiu se esconder dos nazistas. Protegê-lo será a chance de o senhor Batignole se redimir.

Historia de um homem que em meios as oscilações e turbulencia da agitada decada 40,marcada pela separatismo  e em meio ao nazismo,este que ate então assumia um papel de um homem passivo,se apossa de uma coragem que nem ele imaginaria ter;isso acontece quando de algum modo se sente no dever de proteger tres cirianças judias,que ficaram órfans depois de uma turbulenta remorção de sua familia da frança.
Sua comorção fala pela rasão e no desenrolar dos fatos monstra ua verdadeira lição de vida

Nenhum comentário: