segunda-feira

CALAMIDADES,EXISTE ALGO DE POSITIVO NESTE FENÔMENO?


                      
  
     Os incêndios florestais e as enchentes  são calamidades naturais orríveis que deixam em seu rastro uma terrível destruição. São também dificílimas de conter. No mundo natural, várias espécies aprenderam  a usar essas calamidades  para o seu próprio benefício. Em vez de perecer, elas aproveitam. Os pinheiros usam vantagens dos
espaços  abertos deixados  pelos incêndios florestais. Na floresta, o
espaço vital é cobiçadíssimo. Os vegetais recém-chegados têm uma enorme dificuldade para encontrar um lugar para si. O incêndio cria uma clareira que pode ser rapidamente preenchida por uma pinha bem preparada.
     Aprenda com os pinheiros e as pinhas. Talvez você deva buscar como solução um meio de aproveitar o desastre que tem trabalhado para evitar. Quando  todas as suas obras forem ao chão, pense no que fazer com o espaço vazio.  Por acaso há espaço para que você cresça?
Já que você tem que começar do zero novamente, porque não melhorar seu plano original? Veja os estragos como uma espécie de
tabula rasa na qual você pode escrever o que quiser, uma oportunidade de aperfeiçoar seus planos originais.
     O jovem cristóvão Colombo aproveitou-se do fato de seu navio ter ido a  pique nas proximidades do litoral português quando ele lutava contra os piratas. Colombo quase se afogou, mas, por sorte, foi levado para a praia  e encontrou-se de mãos e bolsos vazios numa terra estrangeira. Foi uma das melhores coisas que lhe aconteceram. Sem
outra escolha teve que ir para Lisboa, onde casou-se com uma mulher de família poderosa e tornou-se um importante homem do mar. Foi
em Lisboa, além disso, que tomou contato pela primeira vez com a idéia chegar a Ásia  pelo Oriente, o que prova, aliás, que as vezes as nossas melhores idéias não são nossas.
     As enchentes inundam regiões inteiras, mas também espalham  nutrientes para a vida vegetativa. Para os vegetais, a lama que se acumula em toda a parte é uma oportunidade. Elas tiram vantagem desse fertilizante natural para crescer e se multiplicar. Na China, na Mesopotâmia e no Egito, foram as enchentes que fizeram crescer as primeiras civilizações humanas. As calamidades, que ocorriam com regularidade, eram perfeitas para promover o progresso da agricultura.
     Quando você estiver todo molhado e atolado, pense em como usar
essa  calamidade para crescer mais rápido. Será que você pode aperfeiçoar o seu uso do tempo ou a sua estratégia? O que você tem a aprender com essa experiência? Contemple a enchente como uma oportunidade para crescer e suplantar as adversidades.
A mudança do modo pelo qual você  vê a calamidade não só a deixa menos penosa como também  a transforma numa oportunidade.

           Extraído de PENSE COMO HEINSTEIN,de SCOTT, editora cultrix.



Nenhum comentário: